propaganda

data

Seja bem-vindo. Hoje é

Ache sua frase aqui






Em forma depois da gravidez


Não é difícil vermos as famosas aparecem em forma logo após o parto. Mas perder os quilos que a gravidez deixou é menos complicado do que se imagina. A atriz Lavínia Vlasak resume de forma curtíssima como conseguiu eliminar o peso extra: ‘Disciplina’, algo que certamente não é exclusivo das estrelas.
Outras mães famosas, entre elas Camila Pitanga e Ticiane Pinheiro, contam como voltaram ao corpo de antes. E especialistas indicam o caminho mais saudável para recuperar a silhueta.
Segundo o endocrinologista Fabiano M. Serfaty, do Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia do Rio de Janeiro, a alimentação correta é fundamental para a saúde do bebê e da mãe. Se a gestante ganhar peso além do normal ou não engordar o suficiente durante a gravidez, o bebê fica vulnerável a doenças: ‘As gestantes que não se alimentam adequadamente geralmente desenvolvem um feto pequeno e isso contribui para que a criança desenvolva doenças como a diabetes’.
A atriz Camila Pitanga, mãe da pequena Antônia, de 2 anos, conta que não precisou mudar muito sua rotina alimentar durante a gravidez. Orientada por uma nutricionista, ela apenas se preocupou em diminuir a ingestão de glicose: ‘Antes de engravidar eu já tinha uma alimentação balanceada. O único cuidado especial que a Regina Sarmento, minha nutricionista, tomou foi controlar os alimentos que se transformam em açúcar, como batata e macarrão’.
O corpo da gestante ganha peso gradualmente ao longo dos 9 meses. Também de forma gradual a mãe deve se preocupar em perder os quilos depois, sem radicalismos, como alerta a Dra. Regina Sarmento: ‘É justo esperar, no mínimo, 6 meses para a recuperação e o retorno ao peso ideal. A atividade física pode ser retomada perto do segundo mês pós-parto, mas sempre de forma moderada e com acompanhamento profissional’.
Com bom humor e força de vontade, a atriz Lavínia Vlasak conseguiu voltar à boa forma após a gestação do primogênito, Felipe, de 1 ano e 3 meses: ‘Em primeiro lugar é preciso entender que entre o sonho e a realização existe uma ponte chamada disciplina. Após a gravidez intensifiquei os exercícios aeróbicos e fiz drenagem linfática. Perdi os 18 quilos em 7 meses. Preferi emagrecer aos poucos para conquistar um peso estável. Se você emagrece muito rápido, engorda rápido também. É importante lembrar que a estética é consequência. Mulheres não se desesperem! Existe vida pós-parto (risos)’.
Caminhadas na esteira foram o caminho trilhado pela apresentadora Ticiane Pinheiro, mãe de Rafella, de 2 anos, para chegar ao peso ideal. Dos 10 quilos adquiridos durante a gestação, ela conta que perdeu 12: ‘Recuperei a boa forma caminhando na esteira. Fui aumentando a velocidade pouco a pouco. Não fiz nenhuma dieta radical, pois amamentei a Rafaella nos primeiros seis meses. Depois que parei de amamentar, parei de ingerir carboidratos e doces à noite. Hoje, já estou correndo na esteira 40 minutos por dia’.
A amamentação, além de ser o melhor alimento para o bebê, também traz benefícios para o corpo da mulher. Importante é aumentar a ingestão de líquidos neste período: ‘A mulher que se cuida durante a gravidez não precisa fazer muitas mudanças no período de aleitamento, exceto aumentar o consumo de água para três litros por dia. A amamentação ajuda o corpo da mulher a voltar ao normal, favorecendo a contração do útero e a queima das gorduras armazenadas’, explica Regina Sarmento.

Frases que emocionam