ORIGEM DIA DOS PAIS
A história que deu origem à data festiva de Dia dos Pais é bastante semelhante à do Dia das Mães, surgiu como uma demonstração de carinho e admiração por parte de um filho.
Sonora Louise Smart Dodd, uma norte americana, criou o Dia dos Pais em 1909 para homenagear seu pai, um veterano de guerra civil que teve que criar os seis filhos sozinho após a morte da esposa. Ellen Smart morreu no parto em 1898, e coube a William Jackson Smart (em algumas versões, chamado de John Bruce Dodd) cuidar das crianças sem qualquer auxílio. Sonora teve a ideia da celebração após ouvir um sermão dedicado às mães e seguiu adiante com ela depois de adulta. Sendo assim, em 1910, enviou uma petição à Associação Ministerial de Spokane, cidade de Washigton, e pediu auxílio para uma Entidade de Jovens Cristãos da cidade. No mesmo ano foi comemorado o primeiro Dia dos Pais, no dia 19 de junho, dia do aniversário de William. Para o evento foi escolhido como símbolo a rosa – as vermelhas para os pais vivos e as brancas aos falecidos.
A homenagem se tornou conhecida na cidade e logo começou a ser falar em nacionalizá-la. Em 1966, o presidente Lyndon Johnson assinou uma proclamação presidencial declarando o terceiro domingo de junho como o Dia dos Pais nos Estados Unidos. Em outra versão, dizem que foi o presidente Richard Nixon quem a assinou em 1972.
O Dia dos Pais também tem origem na antiga Babilônia. Há mais de 4 mil anos, um jovem chamado Elmesu criou um cartão feito de argila para entregar a seu pai. Sua finalidade era desejar saúde e prosperidade a ele.
No Brasil, o Dia dos Pais é comemorado no segundo domingo de agosto. A data foi escolhida pelo publicitário Sylvio Bherinh e festejada pela primeira vez no país no dia 14 de agosto de 1953, dia de São Joaquim. Era no primeiro domingo de agosto, mas foi alterada por causa do comércio.